Sobre a RIECEdu

A Rede Internacional de Estudos Culturais em Educação é uma iniciativa que reúne pesquisadores, educadores e estudantes interessados em explorar as intersecções entre cultura e educação.

História da criação da RIECEdu

A RIECEdu nasce do desejo coletivo de fortalecer o diálogo e a cooperação internacional em educação, fomentando ações de pesquisa, formação e intervenção social que desafiem fronteiras disciplinares, epistemológicas e geográficas. Inspirada por abordagens inter, multi, trans, pan, anti e indisciplinares, a Rede propõe-se como um espaço de elaboração coletiva de saberes, ancorado em práticas colaborativas, na ética da construção do comum e no engajamento com a produção de arquivos vivos que documentem e problematizem as dinâmicas de poder, identidade, cultura e saber que atravessam a educação contemporânea.

Sua construção aconteceu a partir das Jornadas de Estudos Culturais em Educação (JECE) que, desde 2022, opera a partir do objetivo de constituir um espaço permanente para o debate de ideias, teorizações, pesquisas e produções, promovendo a aproximação e a articulação entre pesquisadores e pesquisadoras praticantes dos Estudos Culturais em Educação no Brasil e fora dele, propiciando o compartilhamento de estudos e o desenvolvimento teórico das discussões.

red rose with green leaves
red rose with green leaves
assorted-color paintbrushes
assorted-color paintbrushes

Em 2025, movidos pelo espírito de criação coletiva e de partilha, a RIECEdu é proposta como possibilidade de ampliação das relações, parcerias e interlocuções entre pesquisadoras e pesquisadores interessados nos estudos culturais em educação, fortalecendo redes já existentes e acolhendo novas conexões, projetos e modos de pensar e fazer pesquisa.

Objetivos da RIECEdu

  1. Fomentar o intercâmbio de experiências, pesquisas e metodologias entre pesquisadores/as de diferentes países.
  2. Promover eventos internacionais (jornadas, seminários, congressos, simpósios, colóquios, fóruns) voltados à discussão de temas relevantes no campo dos Estudos Culturais em Educação.
  3. Estimular a produção e publicação conjunta de artigos, livros, dossiês e outros materiais acadêmicos.
  4. Incentivar a mobilidade acadêmica e a formação de pesquisadores(as) (intercâmbios, estágios de pesquisa, doutorado sanduíche).
  5. Fomentar o intercâmbio de saberes, a cooperação acadêmica e científica, bem como a constituição de redes de colaboração interinstitucional, por meio da atuação como professores(as) visitantes.
  6. Fomentar projetos de pesquisa colaborativos e interinstitucionais.
  7. Produzir dispositivos e ações formativas plurais — como residências pedagógicas, grupos de estudo, cursos livres, cursos de especialização — que fortaleçam a rede como espaço de formação contínua.
  8. Sustentar a produção de um arquivo vivo da docência e da pesquisa em educação, por meio de publicações em diferentes formatos, exposições, jogos, materiais pedagógicos e ações performativas.
  9. Criar canais de comunicação e difusão do conhecimento (site, boletim, podcasts, redes sociais).
  10. Articular parcerias com movimentos sociais, organizações comunitárias e escolas para práticas de extensão e intervenção social.
  11. Incidir no debate público e nas políticas educacionais, posicionando-se diante de questões urgentes que atravessam os campos da educação, cultura, justiça social e produção do comum.

Acesse a íntegra do projeto da RIECEdu