Uma rede em criação: os movimentos da RIECEdu em 2025

Descrição do post.

AÇÕES CONCLUÍDAS

12/23/20253 min ler

Fotografia coletiva da Fundação da RIECEdu, ocorrida em 24.11.2025
Fotografia coletiva da Fundação da RIECEdu, ocorrida em 24.11.2025

Ao longo de 2025, a Rede Internacional de Estudos Culturais em Educação (RIECEdu) deu seus primeiros passos públicos, consolidando um movimento que vem sendo tecido há anos em diferentes grupos, instituições e territórios. Foi um ano de escrita de projetos, de escuta e de encontros – presenciais e on-line –, de (re)invenção de modos de trabalhar em rede e de assumir, coletivamente, a tarefa de criar uma rede internacional em meio a tantos desafios. Encerramos este ciclo celebrando esse gesto e agradecendo a todas as pessoas e instituições que se somaram a ele.

A RIECEdu nasce de intensas movimentações. Dentre elas, das Jornadas de Estudos Culturais em Educação (JECE), que, desde 2022, constituem um espaço permanente de debate, produção e compartilhamento de pesquisas em Estudos Culturais em Educação. Em 2025, esse desejo de intensificar o diálogo e ampliar as conexões se traduz na criação da Rede e se desdobra em momentos importantes, como a criação do site da RIECEdu, a reunião realizada durante a 42ª Reunião da ANPEd e a fundação oficial da RIECEdu no 10º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 7º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (10º SBECE / 7º SIECE), dentre outros. Esses encontros fortaleceram o reconhecimento mútuo, o mapeamento de ações e a decisão de seguir juntos(as).

Ao longo do ano, fomos desenhando também o modo de funcionamento da Rede. A RIECEdu opera a partir de comissões – responsáveis por comunicação, revista, eventos, formação, ações em parceria, entre outras frentes –, que se articulam em reuniões coletivas ampliadas e periódicas, abertas às pessoas integrantes da Rede. Nessas reuniões, discutimos encaminhamentos, acolhemos propostas, compartilhamos notícias dos diferentes contextos e mantemos vivo o princípio da criação coletiva que nos constitui.

No campo das publicações, a criação da Revista da RIECEdu, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sinaliza um passo importante para a circulação de pesquisas e escritas em Estudos Culturais em Educação. As primeiras edições da Revista, com artigos, ensaios, produções artísticas e conversas sobre questões urgentes em educação, cultura e política, começarão em janeiro de 2026. Assim, a Revista se soma a outras iniciativas de arquivo, documentação e problematização que atravessam a Rede.

Em diálogo com outras redes e centros de pesquisa, fortalecemos ainda parcerias que aproximam diferentes geografias, línguas e modos de pensar os Estudos Culturais em Educação. Entre elas, destacamos a aproximação com o CELAPEC – Centro Latinoamericano de Pensamiento Crítico, sediado no México, com o qual compartilhamos inquietações teóricas, referenciais comuns e a aposta em produções que tensionam fronteiras disciplinares, epistemológicas e geopolíticas. Além disso, destacamos o empenho e a concretização de outras parcerias importantes, como a adesão do Institut de Creativitat i Innovacions Educatives (IUCIE), da Universitat de València (Espanha), à RIECEdu, ampliando e fortalecendo os laços de cooperação entre pesquisadoras e pesquisadores dedicados às relações entre cultura, educação e diferença.

Neste ano, demos início também à mobilização para a criação de um Grupo de Estudo (GE) em Estudos Culturais em Educação no âmbito da ANPEd, como passo inicial para a futura constituição de um Grupo de Trabalho (GT), reunindo pesquisadoras(es) de diferentes regiões do Brasil. Essa iniciativa se soma à tentativa de participação da RIECEdu nas reuniões de entidades e associações científicas, afirmando a importância de ocupar espaços institucionais com perspectivas que tomam cultura, poder, diferenças e desigualdades como questões centrais para pensar a educação.

Encerramos 2025 com a certeza de que a RIECEdu só existe porque foi – e segue sendo – construída em rede. Agradecemos a cada pesquisadora, pesquisador, estudante, educadora, educador, gestor, gestora, coletivo, grupo de pesquisa, instituição parceira e movimento social que partilhou conosco perguntas, textos, tempos, afetos e práticas ao longo deste ano.

Desejamos a todas, todos e todes um excelente final de ano, com fôlego e imaginação renovados para continuarmos, juntos(as), inventando modos outros de pesquisar, ensinar, aprender e intervir a partir dos Estudos Culturais em Educação.

Até os próximos encontros,

Rede Internacional de Estudos Culturais em Educação – RIECEdu

22 de dezembro de 2025